sexta-feira, 6 de março de 2015

Argentina e Brasil


Sinto muito, mas a Argentina nos passou a alguns anos.




Uma discussão polemica e praticamente interminável que faço parte a alguns anos: O cinema Brasileiro é melhor/inferior ao cinema Argentino?
Bom, para ser sincero durante um bom tempo eu defendi que o Brasil era sim superior e usava argumentos que tem um grande embasamento: Temos melhores atores, melhores equipes técnicas, mais bilheteria per capita e muito potencial pela frente. Bons argumentos? Em grande parte das discussões eles funcionavam bem e raramente pessoas discordavam, mas ai veio uma pargunta que me incomodou: A quanto tempo nós estamos no "muito potencial pela frente"? - Foi nesse momento que minha opinião mudou.
Estamos estagnados a muitos anos; não estou dizendo que paramos de fazer bons filmes, na verdade nós produzimos coisas fantásticas de maneira praticamente trimestral, mas nos falta detalhes cruciais. Somos demasiadamente autorais, abusamos em reutilizar temas já explorados exaustivamente, nossos roteiros são anti-mercado e o principal: Apenas um estúdio de maneira direta ou indireta faz filmes de grande bilheteria , ele utiliza o mesmo gênero sempre e faz questão de garantir que nada de outros estúdios, principalmente independentes, mude o gosto do publico.

Enquanto alguns dos nossos filmes de maior sucesso nos últimos anos são: De pernas para o Ar, Cilada.com, Até que a Sorte nos separe, Minha Mãe é uma Peça, Meu passado me condena, Vai que da Certo, Crô, O Concurso, Os Homens São de Marte... E É Pra Lá que Eu Vou, etc... O rebate argentino é: Abutres, O Homem ao Lado, Medianeras, Um Conto Chinês, O Olhar Sensivel, Sem Retorno, Relatos Selvagens, etc. É gritante a diferença em preferencia do publico.

É preciso uma reforma tanto no que se é produzido e comercializado em grande circuito quanto na preferencia do publico. Essa mudança é extremamente necessária o mais rápido possível, nós produzimos grandes filmes todos ano mas eles nunca chegam a ver mais de 100 salas por todo o país.

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