sábado, 8 de novembro de 2014

HER



Tons pastéis agradáveis, primeiro roteiro, 5 indicações ao Oscar, Dirt, Grand Royal Magazine, sentimentos... O filme de Spyke Jonze abrange todo um escopo sensível e moderno. Vamos conversar sobre algumas delas:



Adaptações e Roteiros Originais

O ano de 2013 não teve muitas produções no originais do circuito comercial, blockbuster, hollywoodiano e as adaptações tomaram conta da maior parte do cinema que atinge o grande público: livros, contos populares, lendas, quadrinhos, cópias, continuações, mangás. Tudo está sendo adaptado para a linguagem cinematográfica. De alguns anos pra cá o cinema está virando a grande mídia re-contadora de histórias, e isso não é de todo o mal, mas não é de todo bom também. Existem histórias que dependem de recursos cinematográficos para existirem, por exemplo: Alien não teria 30% de seu impacto se fosse originalmente um livro. Todo aquele ambiente complexo e sombrio que nós demoramos 5seg para processar em imagens seriam descrições extremamente longas e não muito assustadoras. E a descrição escrita da criatura Alien seria levemente engraçada, convenhamos.
E existem histórias que são impossíveis de contar no cinema, um bom exemplo seria a HQ Sandman. O filme só seria realmente bom e passaria bem a história do Sonho se o filme tivesse um orçamento de 1bilhão de dólares e 4horas de duração, e mesmo assim existe a possibilidade dele ser muito ruim.

As cores

Ao longo dos anos HER irá se tornar um filme cult e muitos estudos sobre as cores irão aparecer, mas através da ótica atual podemos afirmar algumas coisas:

Vermelho: A cor do aprendizado e do amor, ou da necessidade de amar.
Toda vez que o tema amor aparece de alguma maneira, um elemento vermelho está na tela, Seja Theodore usando sua camisa vermelha quando está apaixonado ou usando uma blusa vermelha por cima de outra camisa em momentos que ele sente necessidade de amar.
A cena onde ele instala o SO mostra o momento do aprendizado, tanto o sistema quanto Theodore estão vazios aos olhos do espectador, não sabemos muito de Theodore e praticamente nada sobre o SO, e em todas as cenas seguintes onde Samantha pergunta coisas e aprende elementos vermelhos estão em cena.

Branco: A cor branca é a junção de todas as cores, por isso os momentos que Theodore está de pijama (e ele é totalmente branco, inclusive a roupa de cama) são super variados. E vão desde tristeza a felicidade extrema.

Amarelo: O amarelo representa que alguma coisa vai dar errado. Todo elemento amarelo, principalmente aquela camisa amarela de Theodore são sinais ruins. Ele usa a camisa amarela quando o encontro da errado e quando descobre que Samantha está apaixonada por mais de 600 pessoas.

Cinza: O cinza aparece poucas vezes, é difícil afirmar a função dessa cor. Mas nos momentos em que ela aparece Theodore está com duvidas ou decidindo alguma coisa. Então, de certo modo, cinza antecede o vermelho nos momentos de aprendizado.
Não vou listar todas as cores do filme, afinal, são muitas. Mas estou escrevendo um estudo sobre o HER com um colega, talvez, quando concluído eu o coloque aqui no blog.

Mas uma coisa nós vamos ver aqui: De onde vêm todas as cores de HER?

Como um diretor consegue um espectro tão complexo de cores em um único filme e sem uma experiência de décadas dirigindo filmes? Bom, você pode ter experiência de décadas dirigindo video-clipes. Jonze já dirigiu mais de 40 clipes, cantores internacionais e bandas de fama global estão na lista. Ou seja, Jonze já trabalhou com mais de 40 temas diferentes, 40 figurinos diferentes, 40 presettings de cores diferentes, e alguns filmes que são considerados bons pela critica mais exigente. Então isso da bagagem suficiente para ele conseguir trabalhar com esse espectro fantástico de cores. (Gostaria de ver Jonze dirigindo e escrevendo um filme em PB depois de dirigir HER... seria interessante.)


Oscar 2014

HER recebeu 5 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Roteiro Original, Trilha Sonora, Melhor Canção Original e Design de Produção.
Vamos recapitular os vencedores dessas categorias:
Melhor Filme: 12 Years a Slave.
Roteiro Original: HER.
Trilha Sonora: Gravity.
Canção Original: Frozen.
Melhor Design de produção: The Great Gatsby.

Vocês concordam com esses prêmios?

Bom, eu não concordo com dois: Design de produção e Canção Original.
The Great Gatsby é um remake/adaptação de um livro que já foi feito 4 vezes para o cinema, esse é a quinta vez! Todo design já existia e tinha de onde ser tirado/inspirado/copiado. HER é original e cria um futuro totalmente plausível, lindo e todos os detalhes foram minuciosamente pensados.
Melhor canção original para Frozen? Eu sei que a Disney sabe fazer musicas legais e ela tem sua cota de pelo menos um Oscar por ano, mas esse ano foi muito forçado. "The moon song" é o tema de 2014 no cinema de Hollywood.



HER é o primeiro filme original de 2014 e talvez o mais lindo desse mesmo ano. A sensibilidade de Spyke é diferente, não existem muitos clichês na história e filmes românticos normalmente são uma festa de clichês baratos, HER é original e simples, uma obra prima.











PS: Ah, Jonze é co-criador da revista Dirt e editor da Grand Royal Magazine, e essas revistas possuem umas cores bem peculiares em algumas edições. Deem uma olhada depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário