quinta-feira, 8 de maio de 2014

10 Recomendações de filmes (Parte 1)



Aviso: Essa lista não representa o meu top 10 filmes, ela representa filmes onde alguma mensagem é passada, produtos que acrescentam ao ser humano algum valor ou vontade, e outros que nos faz questionar desde a nossa sanidade ou como a sociedade nos controla e regras podem ser quebradas. Como a inspiração pode vir dos mais variados gêneros e que até onde não existe um final feliz podemos aprender muito.







Antichrist (2009) 
Diretor: Lars Von Trier.

O Anticristo é o primeiro filme da famigerada trilogia da depressão. Durante um período de depressão extrema o diretor Lars Von Trier escreveu 3 roteiros absolutos onde condensa toda sua raiva, tristeza, paixões, questionamentos e desejos. O Anticristo recebeu uma espécie de "anti-prêmio" do júri ecumênico de Cannes. Tal júri é conhecido por premiar filmes que promovem valores espirituais e humanistas e decidiu dar a Anticristo tal "prêmio" por sua visão misógina, ou seja, machista (ou não). Este longa não é para qualquer um, ele não pode ser entendido sem um estudo por trás de seu roteiro, imagens e referências. Nada é gratuito e sua mensagem não é bonita, mas, seu questionamento nos faz refletir em diversos aspectos sociais. 




They Live (1988)
Diretor: John Carpenter.

Alguns filmes são relevantes por causa de efeitos especiais, outros por causa de ótimos atores e alguns por seus magníficos roteiros, esse filme não tem nada disso, mas They Live sobrevive a mais de 20 anos apenas por causa de sua ideia: Imagine você colocar um óculos escuro e perceber como produtos e propagandas controlam a nossa sociedade e que o poder é regido por pessoas que parecem ser uma coisa  e é outra. É curioso como depois desse filme nós enxergamos todas as propagandas e produtos que nos cercam de maneira diferente.




Leon: The Professional (1994)
Diretor: Luc Besson

A inocência e a maturidade podem ter várias formas e estar nas mais diferentes pessoas. Leon é um assassino profissional a mais de 20 anos e consegue invadir sozinho um prédio cheio de mafiosos e acabar com todos sem ser visto, porém, sua melhor amiga é uma planta, ele não sabe ler ou escrever, e sua bebida favorita é leite frio. Mathilda é uma garota de 11 anos de idade que precisa sobreviver em um lar problemático: sua mãe é stripper, sua irmã uma vadia, seu pai repassa drogas para uma divisão da policia e ela é a única que se importa com seu irmão mais novo de 4 anos. Quando os pais de Mathilda rouba parte de uma encomenda, uma equipe de policiais corruptos matam toda sua família e ela acaba sendo abrigada por Leon que aprende muito com a garota e Mathilda também vai aprender muito com Leon.



V For Vendetta (2005)
Diretor: James McTeigue

Uma ideia pode mudar o mundo, uma única pessoa pode mudar o rumo de uma nação inteira apenas com força de vontade. Vou guardar meu comentários para uma futura critica.



The Fifth Estate (2013)
Diretor: Bill Condon

“O homem perde um pouco de si quando fala com a própria voz, mas se lhe der uma máscara ele lhe dirá a verdade. Duas pessoas e um segredo, o começo de toda conspiração e assim mais pessoas e mais segredos aparecerão. Mas se acharmos um homem de moral, um delator. alguém disposto a expor esses segredos esse homem pode derrubar os mais poderosos e os mais repressivos regimes em qualquer parte do mundo e esse homem ira dar força para outras pessoas exporem mais segredos. A coragem é contagiosa.” O quinto poder trata da história de Julian Assange, líder da Wikileaks e o homem mais ameaçador ao governo americano desde Osama Bin Laden.

Um comentário:

  1. "Man is least himself when he talks in his own person. Give him a mask, and he will tell you the truth."
    Oscar Wilde.

    ResponderExcluir