segunda-feira, 2 de junho de 2014

Carreira no CINEMA


Vale a pena seguir carreira no cinema?

Vale a pena estudar cinema?

Vale a pena investir no cinema?

Vale a pena tudo isso no BRASIL?

Vamos lá...



Primeiramente você deve questionar a si mesmo sobre seu amor pelo cinema, se ele é o suficiente para você viver dele, pois seguir uma área que você não tem interesse/amor/predileção/etc... não vale a pena.

Após obter essa resposta (e só continue o texto depois de saber a resposta) vem uma outra pergunta muito importante que praticamente todos tem uma resposta errada: Eu vou ter onde trabalhar?
Então, essa pergunta tem duas respostas, e depende exclusivamente de você qual delas vai ser: A pedra no sapato de todos que querem seguir carreira artística é ser ator.
Olha, não digo que você não seja bom/boa ou não tenha absolutamente nenhuma chance. Chances todos nós temos, mas ela é muito pequena. Para toda vaga em elenco de filmes grandes e médios existem no mínimo 1.000 concorrentes, desses mil concorrentes mais ou menos 100 vão conseguir realmente uma vaga para o teste e desses 100 apenas 1 vai ser o escolhido, isso se ele não for trocado no meio das gravações. Difícil, né? No Brasil o numero de atores de teatro é gigantesco, e o numero de atores que querem ir para a televisão e cinema é maior ainda, e a pior parte é que a grande maioria nem curso superior ou qualquer outro curso profissionalizante eles tem. Vários atores famosos hoje em dia nunca cursaram teatro, artes cênicas, etc... e muitos aspirantes a ator famoso nunca fizeram e nem pretendem fazer, e isso causa uma enchente de candidatos despreparados que nunca vão conseguir nada mas continuam sonhando com o estrelato e muito dinheiro. (Caso você queira virar ator só para ficar famoso e ganhar dinheiro sugiro fechar o site e ir pescar).
Mas enfim, se você acredita que realmente vai conseguir ser ator e vai seguir essa carreira sem morrer de fome, boa sorte e me arrume alguns contatos! Mas se você estiver na duvida, siga carreira nas áreas mais técnicas.

Emprego fácil no cinema:
 Áreas de suporte e técnicas são as mais fáceis e as que precisam de mais pessoas sempre. Desde operadores de câmeras, assistentes, eletricista, “desembaraçador” de fio, editor, porta copo, segurança, pipoqueiro, operador de mesa de som, efeitos especiais, técnico em mídias sociais, cozinheiros... olha, tem muita vaga pra muita gente. E caso você tenha cursos fica mais fácil ainda de entrar e fazer dinheiro. Um bom exemplo é meu amigo Charles que a 6 anos vive de levar café, desembaraçar fio (É, não era uma piada), e buscar equipamento. Ele não chega a ser assistente e nem um penetra no estúdio, mas ele ganha em média 2.000 reais a cada 2 semanas que trabalha.

Carreira criativa:
Agora vamos falar das áreas mais promissoras, controversas e interessantes.
Diretor, Diretor de ator, Diretor de arte, Diretor de fotografia, Assistente de algum desses diretores, Roteirista, Assistente de Roteirista, ator (mas tem aqueles detalhes citados
acima), etc... Perai, não tem mil pessoas querendo essas áreas também? Tem, mas são mil pessoas sem preparação, ideias originais ou simplesmente boas, preparação artística, etc... É confuso como funciona a disputa por essas áreas, mas diferente das pessoas que tentam as outras áreas já citadas, esses profissionais eles não entram em projetos, eles criam os projetos! Todos eles precisam de uma grande base para começar independentes ou com apoio de estúdios ou leis de fomentos. O mundo para quem pretende carreira criativa no cinema funciona totalmente diferente das outras áreas, eles são profissionais que mudam o cinema e normalmente as pessoas tem interesses menores por causa de medo ou falta de preparação, e isso faz essa área ser precária. Não existe o numero de roteiristas no Brasil igual lá fora, principalmente nos Estados Unidos que tem 3 roteiristas e 2 guitarristas a cada esquina e por isso, de certa maneira, é mais fácil emplacar um roteiro no Brasil.

Crise do Audiovisual:
Fugindo um pouco do tema cinema, vamos falar da falta de pessoas nas áreas de Audiovisual. A televisão procura todo dia pessoas qualificadas para trabalhar em todos os seus programas, vários programas famosos contam com o trabalho de pessoas sem nenhuma qualificação, eu mesmo conheço o editor chefe de um certo programa jornalístico que mal tem o segundo grau completo, iluminadores de programas famosos que ainda estão na faculdade e nem vão passar do primeiro semestre, editores que aprenderam no Youtube, etc... Não estou dizendo que essas pessoas não são capazes, a maioria é mais que capaz de exercer essas funções, mas grande parte esta ali só por que não tinha ninguém com quem competir. Cursos profissionalizantes e cursos superiores nessa área garantem empregos, centenas de produtores pelo Brasil todo procuram todos os dias pessoas qualificadas.

Conclusão:

O cinema é uma área em desenvolvimento, precisa crescer muito para acompanhar o resto do mundo e nós estamos crescendo! Isso torna esse o momento certo para entrar na área e já estar estabilizado em uma ótima posição quando tudo realmente se transformar em um grande mercado. Quer trabalhar na área? O momento é esse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário